Tin Man de Sarah Winman

Ellis e Michael tinham doze anos quando se conheceram. A conexão e cumplicidade entre os dois foi imediata e assim nasceu um vínculo inquebrável que mais tarde se veio a transformar em amor. Até que surge Annie e a necessidade dos dois crescerem e confrontarem os desafios de uma infância finda. 

O romance de Sarah Winman explora conceitos como a perda, a saudade, os sonhos e a nostalgia sobre o que poderia ter sido. Trata-se de um livro poderoso e com uma escrita quase poética sobre as dores do crescimento e a importância do primeiro amor na determinação do futuro.

O romance está dividido em duas partes. A primeira parte é narrada por Ellis, algures em 1996, com 46 anos, viúvo e empregado numa fábrica de pintura de carros onde faz os turnos da noite. Ellis fala-nos de Annie, a sua falecida esposa e do seu crescimento ao lado de Michael percorrendo a narrativa linhas temporais distintas justificadas pelas memórias do nosso narrador. Por sua vez, a segunda parte é narrada por Michael que nos fala da sua vida depois de se ter afastado de Ellis e de uma viagem de 9 dias ao sul de França onde os dois amigos foram, pela primeira vez na vida, completamente livres. 

Sarah Winman aborda temas fortes como a procura da identidade sexual ou a epidemia do HIV nos anos 80 de uma forma elegante sem cair em sensacionalismos ou dramatismos artificiais. A sua escrita é delicada, terna e carregada de melancolia. Trata-se de uma reflexão sobre as decisões que tomamos e a forma como as mesmas condicionam o nosso futuro.

Em Tin Man não há violência, sexo ou drama gratuito. Há emoções  e uma enorme sensibilidade da Autora em transmitir ao leitor uma poderosa mensagem sobre amor e oportunidade. 

“I remember thinking, how cruel it was that our plans were out there somewhere. Another version of our future, out there somewhere, in perpetual orbit… I’d remember my love for a man that almost made everything possible.”

Infelizmente, Tin Man ainda não está publicado em língua portuguesa mas no iBooks tem um custo de apenas 1,99€.

Uma experiência literária maravilhosa.  

E porque sou daquelas que gosta de ouvir música enquanto lê… 

SUGESTÃO DE BANDA SONORA PARA A LEITURA

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=4MpKP9b_NJQ&w=560&h=315]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *