Segredos Obscuros de Hjorth & Rosenfeldt – Mais uma prova da grande qualidade dos policiais nórdicos

  • Editora: Suma 
  • Páginas: 536
  • Ano da Primeira Publicação: 2010
  • Género: Thriller/Policial

Escrito em co-autoria pelos Autores suecos Hans Rosenfeldt e Michael Hjorth, Segredos Obscuros constitui o primeiro volume de uma série policial protagonizada por Sebastian Bergman, um psicólogo criminal brilhante mas auto-destrutivo. Nas palavras do narrador, Bergman é um anti-herói inteligente que no passado dominou a sua área mas que, atualmente, dedica-se a cultivar a sua própria miséria. Com a notícia da morte da mãe, o nosso protagonista é obrigado a regressar à sua terra natal onde, coincidentemente, a sua antiga equipa – a Riksmord – se encontra a investigar o macabro homicídio de um adolescente. Uma série de eventos leva a que Sebastian volte ao ativo, ajudando a desvendar as circunstâncias que levaram ao terrível crime.

Mas nada parece o que é. Sebastian junta-se à equipa com o objetivo de utilizar os recursos da polícia para fins pessoais, importunando os colegas que não conseguem tolerar o seu egocentrismo e inconveniência. Para ajudar, Sebastian parece ter perdido o toque e o brilhantismo que o tornaram no maior psicólogo criminal do país.

O livro de Hjorth & Rosenfeldt é uma sólida novela criminal. Repleta de mistério e detalhes sinistros, a história consegue captar a nossa atenção a partir da primeira linha. O segredo está, na minha opinião, em Sebastian que é um personagem incrivelmente carismático – uma espécie de Dr. House da área criminal. No meio da morbidez, é garantido que uma das suas loucuras arrancará gargalhadas ou esgares. Esta é uma personagem complexa cuja mente encerra segredos, paranóias e medos. Fascinou-me ainda o facto deste livro nos apresentar uma equipa de investigação constituída por personalidades interessantes fugindo, assim, ao conceito de individualismo típico deste género literário. Sem dúvida, que esta é uma série que quero ler e, à data desta opinião, posso dizer que já li o segundo volume e este é bem melhor que o primeiro.

Comprei este livro numa edição de bolso limitada lançada pela Editora Suma. O custo foi muito simpático (12,50€) e, não obstante ser uma edição de bolso, a mesma é de capa dura e um pouco maior que as restantes edições que se vão vendo pelo mercado. Acho que é uma compra que vale a pena. 🙂

Classificação: 4/5

Queres ler este livro? Podes comprá-lo aqui ou requisitar numa biblioteca perto de ti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *